Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor". O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF. Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos. O texto está em espaço entrelinhas 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Submissões, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

A Revista publica artigos nacionais e estrangeiros:

1. Antes de realizar a submissão é imprescindível a leitura dos seguintes itens: “Processo de Avaliação pelos Pares”, “Código de Conduta Editorial” e “Declaração de Direitos Autorais”.

2. O Conselho Editorial não se obriga a publicar nenhum texto que lhe seja enviado, bem como não se obriga a devolver os originais. Somente serão devolvidos os textos ao(s) autor(es) em caso de mudanças ou correções sugeridas pelo Conselho Editorial. Ao enviar os trabalhos para publicação, os direitos autorais permanecem sendo dos autores. Os conceitos e informações contidas nos textos são de inteira responsabilidade de seus autores.

3. Os arquivos dos textos deverão ser submetidos exclusivamente pelo sistema on-line (Open Journal Systems) no portal da revista, mediante cadastro e criação de login e senha e encaminhados, preferencialmente, nas extensões DOCX (Microsoft Word) ou RTF (Rich Text Format). Outros formatos de arquivo (por exemplo, PDF) não serão aceitos, sendo imediatamente arquivados.

4. 4. Os textos devem ser redigidos preferencialmente em inglês, podendo ser aceitos também em menor número alguns textos em português ou espanhol, devendo primar por uma linguagem clara e fluente e obedecer às normas ortográficas vigentes no país de origem.

5. Os artigos deverão ter no máximo até cinco autores/as, sendo que ao menos um dos autores deverá ter titulação de doutor e, preferencialmente, estar vinculado a um núcleo ou grupo de pesquisa de um Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu.

6. Ao submeter o arquivo, todos os autores deverão registrar o seu ORCID;

7. Todos os metadados da submissão deverão ser preenchidos, com informações claras e completas em relação à afiliação institucional e breve biografia dos autores. Na afiliação institucional deverá constar: Nome da Instituição (por extenso), Cidade, Estado (abreviado) e País.

8 Os textos deverão seguir obrigatoriamente as seguintes especificações de configuração e formatação:

a) Os textos não deverão conter qualquer alusão aos autores. Os nomes dos autores deverão ser inseridos no formulário eletrônico, bem como ser atualizada a biografia em seu “perfil do usuário”, contemplando informações como maior titulação acadêmica e vínculo institucional, com referência explícita ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu a que se encontra vinculado e se está vinculado a alguma instituição de fomento à pesquisa.

b) O layout de página deverá estar configurado em papel A4, com as margens superior e esquerda 3 cm, direito e inferior 2 cm.

c) Os textos deverão utilizar fonte Times New Roman em tamanho 12, com espaçamento entrelinhas simples, recuo de 1,25 cm na primeira linha dos parágrafos, com no máximo 20 laudas.

d) O conteúdo do texto deve ser dividido em tópicos e, eventualmente, subtópicos numerados de forma progressiva, caixa baixa, em negrito, sem recuo de primeira linha. Os tópicos do desenvolvimento são de livre atribuição do autor, mas os artigos devem obrigatoriamente conter:

- Título (em português e inglês): centralizado, em negrito e tamanho da fonte 12;

- Resumo (em português e inglês): justificado, tamanho da fonte 10, com, no máximo, 250 palavras;

- Palavras-chave (em português e inglês): no máximo 5 palavras-chave, tamanho da fonte 10, separadas por ponto;

- Considerações iniciais, desenvolvimento, considerações finais: tamanho 12, espaçamento simples.

- Citações e referências: As citações deverão ser no formato AUTOR-DATA, ou seja, entre parênteses deve constar (SOBRENOME, ano, página). As notas de rodapé deverão ser destinadas somente para breves comentários do texto. Não deverão ser utilizadas expressões latinas, tais como idem, ibidem, opus citatum em caso de repetição de referência.

- As referências deverão estar no final do artigo, espaçamento entrelinhas simples, separadas por uma linha em branco e alinhadas à margem esquerda.

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